Rafael Chaves, artista plástico, autodidata, brasileiro, nasceu em 10/06/1987 e vive em Brasília, Distrito Federal na sua cidade natal. Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas do Planalto Central – FACIPLAC e Pós-graduado em Administração e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – FGV).
Seu interesse pela arte surgiu na infância aos 5 anos, ao observar os desenhos que seu irmão fazia, além disso, passou a recolher papéis carbono de notas fiscais que voavam dos caminhões de refrigerante, que encontrou a utilidade para copiar os desenhos de revistas de super-heróis, estimulando a criatividade e interesse pela arte.
O processo criativo passa por um momento de introspecção, ao observar personalidades e pessoas relevantes, que tenham feito grande diferença social, buscando assim referências, observando detalhes que se destaquem relacionado à expressão. Tendo como objetivo trazer a memória o fato de elas terem marcado de alguma forma uma época.
A estética e composição total do seu trabalho está ligada a harmonia e equilíbrio que encontra na paleta utilizada, preenchendo as formas geométricas, trazendo destaque a figura principal, a qual é contornada pelos elementos propostos. A volumetria da figura principal é projetada pela luz e sombra, com o uso das cores em preto e branco.
"A precisão dos traços e a ousadia do uso das cores para compor geometricamente o plano de fundo, torna o trabalho do artista singular e autêntico". By Lisandra Miguel
“A arte para mim, é toda forma que existe de expressão. Através dela é possível se comunicar, transmitir mensagens, contar histórias, registrar momentos e não deixar a história morrer. Vejo que arte consegue desenvolvimento humano e social e isso pode fazer a diferença no mundo, quando ela altera nossa forma de viver em sociedade”.
“Penso a arte simplesmente como o poder de transformação. Ela está presente em tudo. Quem se abre a ela, experimenta enxergar o mundo por outra óptica. Ela traz mais sensibilidade, criticidade e felicidade na vida das pessoas, tão essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade”.