Jaguatirika, artista plástica autodidata, nascida em 01 de outubro de 2000, natural de Ceres/GO e radicada em Saquarema/RJ. Despertou-se para a arte ainda na infância, dando início a produção de artesanato com sementes, argila e tintas.
Durante a adolescência, Jaguatirika começa a pintar com tinta óleo, logo o seu interesse passou a ser na criação de ilustrações digitais.
A base do seu processo criativo é através da observação no cotidiano e a vivência,
Tendo-os como fontes e incentivos tais acontecimentos que precisam de força para ecoar e muitas vezes são silenciados. Além disso, sua ancestralidade e seu núcleo familiar são suas fontes de inspiração. Já a sua inspiração estética é a natureza e sua dinâmica. Em seus traços, suas composições, suas paletas de cores.
As ideias representadas em seu trabalho são referentes a luta anticolonial, por território e ancestralidade indígena de Abya Yala, seu desejo é transmitir alertas, denúncias e alternativas de outros mundos possíveis. Algumas características são comuns na composição de seus trabalhos, as cores costumam ser predominantemente terrosas, em tons quentes e muitas vezes um pouco saturadas. Na maioria das vezes a figura central da imagem é uma pessoa e elementos da natureza, como plantas e animais combinados entre si.
“A arte enquanto essência é a pura manifestação da vida”.
“A arte uma ferramenta de enfretamento necessário, a arte toca as pessoas e as movimenta, essa movimentação pode e deve mudar o mundo”.