Altair Ferreira é um artista brasileiro, nasceu em 1965 na cidade de Osasco /SP, mas foi no bairro da Vila Santa Maria na zona norte de São Paulo, onde viveu toda a sua infância e adolescência. Seu pai era moveleiro, o qual desenhava todas as peças da sua indústria e sua mãe tinha como "hobby" pintar em tecidos e cuidadora do seu lar. Os pais do artista investiram em sua formação na área contábil, com objetivo da administração da empresa da família. O lado artístico do filho foi observado ainda criança por seus pais, os quais o deram apoio, investindo em vários materiais, para as suas “brincadeiras”, mas foi por volta dos 22 anos que o artista despertou-se novamente para a arte. Dividido entre os estudos e a profissão de contador, se manteve distante da arte por um intervalo longo.
“Ver minha obra realizada, me deixa em êxtase”
Aos 38 anos Altair Ferreira deu início a sua produção de mosaicos com pastilhas de vidros, que o levaram ao encontro das suas produções com colagens já produzidas anteriormente. O sucesso foi tanto desde então, que Altair Ferreira passou a ter sua vida profissional posicionada no mercado da arte e também entre amigos e familiares.
“A arte consegue transformar pessoas e mentes, abrindo o inconsciente para ver e enxergar mais além, mudando ideias e conceitos”.
“Adoro a natureza!”
O processo criativo do artista Altair Ferreira faz parte de uma busca constante de tudo o que está ligado ao mistério e a natureza, por isso a característica marcante em suas obras são a presença de animais.
Suas inspirações vagam por vezes em obras dos grandes artistas: Salvador Dalí, Gustav Klimt, Pablo Picasso, Hilma Af Klint entre outros.
O artista teve presença em diversas exposições em São Paulo capital, São Bernardo do Campo/SP e em Santiago do Chile. Tendo sempre como proposta inicial, despertar no imaginário a qualidade de visão, sentimento, valor e resgate.