Adriana Balaio, artista plástica brasileira, bacharela em desenho pela UFMG, nasceu em 22/08/1970, natural e radicada em Belo Horizonte/MG onde mantém seu estúdio. Despertou-se para a arte na sua infância, atraída pelas cores dos tecidos e linhas dos trabalhos executados por sua mãe, dando início as criações de figurinos para suas bonecas, mas foi somente na época em que cursava a faculdade que buscou investir em cursos, são eles: Design de Moda (UFMG), pinturas especiais , pintura em porcelana, visual Merchandising e pintura a óleo.
Foi ao trabalhar na área de moda que Adriana Balaio descobriu várias técnicas, materiais, a customização e as diversas formas de compor seu trabalho, foi então que ela teve seu insight reveledor ganhando sua identidade artística.
“Para mim a arte é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo.
Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações.
É uma forma do ser humano expressar sua história, suas emoções, sua cultura”.
O seu processo criativo, parte primeiramente para a pesquisa de materiais, tendências do mercado no “ Design” de interiores, decoração, trabalhos artesanais, entre outros. Assim é construída a sua narrrativa que vai ao encontro entre o artesanal com a influência mineira e o contemporâneo. Através de sobreposições de cores e texturas, é possível aguçar o olhar e o tato. Uma das suas grandes inspirações é no trabalho da artista Beatriz Milhazes, seja voltado para as formas, sobreposições de cores e até mesmo o lado barroco da sua arte, o que torna evidente a semelhança.
Dinamismo, geometria,
volume, tramas, textura, uso
da cor.
Experiências, descobertas...
Foi em meio ao envolvimento com a moda, que a artista Adriana Balaio teve seu
insight reveledor. Suas obras são trabalhadas fio a fio;
as sobreposições de cores e texturas são como pincéis deslizando sobre uma tela em branco; estimulando o observador ao toque, sem restrições, aguçando seus próprios sentidos, resultando em uma beleza singular!! By Lisandra Miguel
“Toda arte carregada em si sentimentos e a capacidade em
despertar emoções nas pessoas”.